sexta-feira, 22 de abril de 2011

Quantos horas de sono precisas para funcionar?


Meus queridos,
todos nós sabemos que nem sempre dormimos o suficiente. Mas na verdade, quantas horas de sono realmente precisamos?
Há 15 anos atrás, uma teoria muito comum era de que se se dormisse 4 ou 5 horas por noite, a nossa capacidade cognitiva mantinha-se intacta, pois o nosso corpo adaptava-se a dormir menos. Contudo, essa ideia foi baseada em estudos em que os investigadores enviaram, as pessoas testadas, para dormir a casa durante o dia, onde estes podiam tirar umas sonecas e beber uns cafezinhos.
Hoje em dia, em que os estudos são feitos a pessoas que realmente dormem nos laboratórios, e aí testadas, está totalmente provado que há uma real necessidade das 8 horas de sono. 
Mas os estudos provaram algo, que na minha opinião, é ainda mais importante. Provaram que a capacidade cognitiva é exatamente a mesmo de quem dorme 8 horas e de quem dorme 9 ou 10 horas. Mais interessante ainda, é de que a idéia de que se num dia não descansamos, mas no outro compensamos, então estamos todos completamente errados, levam-se vários dias para recuperar dessa privação de sono, e um fim de semana não é suficiente, sendo que a solução também não passa por depois dormir 12 horas consecutivas lol

Concluindo, é óbvio que cada caso é um caso, mas os estudos feitos provam que a média de horas necessárias são realmente as 8 horas, e tanto mais como não são benéficas ao nosso bem-estar.
Assim, toca a dormir a horas decentes eheh e não nos deixarmos levar pela preguiça naqueles dias em que não temos nada para fazer (tal como eu faço) lolol não sou nenhum exemplo, até porque sou daquelas que quando dorme o mundo pode acabar que eu não dou conta, mas sem dúvida que estou a tentar implementar isto na minha vida :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...